Nossas atividades:

Paneuritmia
A Paneuritmia é uma dança sagrada desenvolvida pelo mestre espiritual Peter Deunov. Esta prática combina movimento, música e meditação, promovendo a elevação da consciência e o equilíbrio interior. Realizada ao ar livre, a Paneuritmia revitaliza o corpo e a mente, conectando os praticantes com a natureza e o universo.

Estudos Iniciáticos
Temos a prática diária de estudar em grupo os ensinamentos do Omraam, lendo em voz alta, algumas vezes com tradução do francês por irmãos que dominam o idioma, e todos são encorajados a compartilhar sua compreensão sobre o que está sendo estudado.

Yoga da Alimentação
Esse yoga expressa um processo completo – físico, psíquico e espiritual –, que pode nos trazer estados de êxtase e comunhão com Deus, com a Natureza e o Universo. Ele nos ajuda a conquistar novas atitudes de fraternidade, paz e empatia. O yoga da nutrição poderia se tornar parte integrante de uma nova cultura cívica, graças ao bem-estar e à paz interior que produz e à consciência mais ampla que promove, chave para o comportamento virtuoso na vida individual e coletiva.
Ligar o pensamento e o sentimento ao ato de mastigar, com reverência, respeito e gratidão para com o alimento, e assim absorver os nutrientes mais sutis que o compõem.
«Comer é aprender a desagregar a matéria e a repartir a energia, assim extraída, por todos os órgãos: pulmões, coração, cérebro... Mastigar lentamente e demoradamente os alimentos representa uma primeira etapa dessa desintegração. A segunda etapa é o trabalho do pensamento, que, qual raio extremamente penetrante, se introduz até ao coração da matéria, e liberta suas energias mais subtis, a fim de dar suporte ao trabalho da alma e do espírito.»
Omraam
«Cada sentimento de amor espiritual, cada pensamento de sabedoria, é um alimento: ele transforma e nutre até mesmo o seu corpo físico. Tente ingerir esses alimentos conscientemente.»
Omraam

Surya Yoga ou Yoga do Amanhecer
Nesta prática, assistimos ao nascer do sol, de forma consciente. Vemos nele uma expressão radiante e bela de todas as qualidades divinas: o amor, a luz e o poder vivificante de Deus. Ao contemplar o sol nascente, centro do sistema solar, nos aproximamos do sol interior de nosso espírito. Nutrimos todas as sementes divinas dentro de nós, que precisam do calor do sol espiritual para despertar para a vida. Inspiramos o prana abundante no ar ao amanhecer e tentamos captar os primeiros raios à medida que eles surgem lentamente acima do horizonte.
« Por que assistimos ao nascer do sol? Por que nos concentramos nele? Para aprender a mobilizar todos os nossos pensamentos, todos os nossos desejos, todas as nossas energias, e direcioná-los para a realização do ideal mais elevado.
Uma pessoa que trabalha para unificar as forças caóticas que a puxam em todas as direções, para projetá-las em uma única direção, luminosa e vivificante, torna-se um centro tão poderoso que sua presença, como o sol, é capaz de irradiar pelo espaço. Sim, aqueles que conseguem controlar as tendências de sua natureza inferior podem espalhar essas bênçãos por toda a humanidade e se tornar um sol. Eles vivem com tanta liberdade que expandem o campo de sua consciência a fim de que todos possam se beneficiar da abundância de luz e amor que emanam deles".

Congressos
O Centro Fraternal está aberto duranto todo o ano, mas durante congressos ou eventos pré agendados as atividades são mais variadas, em função do número de pessoas presentes.

12 primeiros dias do ano
Este importante congresso ocorre todos os anos no Chave Essencial.
« A Cabala diz que o ano novo é influenciado pelas estrelas. O nascimento de um ano é como o nascimento de uma criança. É o nascimento de uma vida que durará um ano. Quando uma criança nasce, seu horóscopo é feito de acordo com o dia e a hora de seu nascimento, para determinar o curso dos eventos que ocorrerão em sua vida. O mesmo acontece com o ano, e você deve saber que o primeiro dia determinará o primeiro mês, o segundo dia o segundo mês, o terceiro dia o terceiro mês, e assim por diante... Portanto, é necessário viver, pensar, sentir e se comportar corretamente pelo menos nos primeiros doze dias, a fim de estabelecer uma base inteligente e luminosa sobre a qual os doze meses do ano serão influenciados, determinados pelo bem. Pois o segredo é que o anjo regente do primeiro dia do ano tem uma ligação misteriosa com o anjo regente de janeiro, o anjo regente do segundo dia do ano com o anjo regente de fevereiro e assim por diante, até que o anjo regente do 12º dia do ano se complete com o anjo regente de dezembro. »
Omraam Mikhaël Aïvanhov

Cantos Sagrados
Os cantos iniciáticos realçam a beleza da alma humana em seu caminho espiritual. Ao envolver principalmente os nossos sentimentos, eles nos comunicam a memória de nossa essência divina. No entanto, também envolvem o nosso pensar, trazem questões sobre o significado da vida, nos ajudam a redescobrir nossa fé e nos lembram nossas origens espirituais. Eles iluminam a visão de nosso futuro e revelam o trabalho a ser feito.
"A música é uma respiração da alma. Por meio dela, a alma se manifesta na Terra. Quando o ser humano desenvolver possibilidades mais sutis de percepção, sua consciência despertará e ele começará a ouvir essa grande sinfonia que ressoa pelo espaço de uma ponta a outra do universo. E ele entenderá o significado mais profundo da vida."
Omraam Mikhaël Aïvanhov

Apicultura
Sobre as abelhas:🐝
« As abelhas são tão sensíveis que conseguem distinguir entre homens perversos, injustos, ladrões, e aqueles que são justos, bons e honestos. Elas nunca querem ficar com um homem que seja injusto ou mentiroso; elas o abandonam imediatamente. As abelhas odeiam a desarmonia e as vibrações caóticas, como o medo. As abelhas também não gostam de ser abordadas se sentirem cheiro de alho. Nesse caso, elas correm imediatamente em direção ao visitante. Agora você entende por que sente uma revolução no seu estômago quando come alho e mel na mesma refeição.
As abelhas representam a chegada da sexta raça, a nova civilização. Elas adoram simetria... Já observou a simetria de suas células hexagonais? Elas têm a ciência das cores e das qualidades das diferentes flores. Eles são o símbolo dos seres que nascem uma segunda vez.»
Omraam Mikhaël Aïvanhov

Permacultura
A permacultura leva em consideração não apenas a agricultura orgânica, mas visa fechar o ciclo de energia e dar suporte à natureza em sua capacidade de fornecer abundância. A agricultura orgânica nutre tanto a natureza quanto aos humanos que consomem os alimentos.
“Todos os seres dos diferentes reinos da natureza estão ligados entre si. Quer tenhamos ou não consciência disso, tanto os seres que estão abaixo de nós, como os que estão acima de nós, estão ligados a nós. Existe uma hierarquia viva na natureza, e é graças a ela, graças ao elo que nos une a todos os seres superiores, que nós temos a possibilidade de nos elevar. Mas nós estamos também ligados a todos os seres que estão abaixo de nós, os animais, as plantas, as pedras, e este elo é extremamente potente. Se os nossos pensamentos, os nossos sentimentos e os nossos actos são honestos e puros, receberemos do Céu forças benéficas que se derramam em nós através desta cadeia viva e ininterrupta de criaturas. Mas estas correntes divinas não param em nós, atravessam-nos e descem até às criaturas situadas abaixo de nós e igualmente ligadas a nós nos reinos animal, vegetal e mineral. É assim que cada estado harmonioso que estamos a viver influencia beneficamente não somente os seres humanos à nossa volta, mas também todos os irmãos e irmãs que são também para nós os animais, as plantas e as pedras. E ao mesmo tempo, graças a uma outra corrente de circulação, as energias sobem do reino mineral até aos reinos superiores da natureza. Pode comparar-se este fenómeno às duas correntes que circulam no tronco da árvore: a corrente descendente transporta a seiva elaborada que alimenta a árvore, enquanto a corrente ascendente transporta a seiva bruta até às folhas onde ela se transforma. Na Árvore cósmica, o homem encontra-se também na passagem destas duas correntes que o atravessam e ele tem que aprender a trabalhar com elas conscientemente. Aquele que se esforça por se ligar a esta cadeia viva de seres está a ser incessantemente alimentado, e dessedentado.“
Omraam

Culinária vegetariana
“A diferença entre alimentação carnívora e vegetariana está na quantidade de raios solares que os alimentos contêm. As frutas e os vegetais são tão impregnados de luz solar que se pode dizer que são luz condensada. Quando comemos um pedaço de fruta ou um vegetal, absorvemos a luz solar, que não deixa resíduos em nós, enquanto que a carne é bastante pobre em luz solar, e é por isso que apodrece rapidamente; além disso, tudo que entra em putrefação de forma rápida é prejudicial à saúde.
Além disso, você deve perceber que tudo o que comemos é como uma antena dentro de nós que capta determinados comprimentos de onda específicos. É assim que a carne nos sintoniza com o mundo astral, nas regiões inferiores do mundo astral, que está repleto de seres que devoram e atacam uns aos outros como animais selvagens. Portanto, ao comer carne, estamos em contato diário com o medo, a crueldade e a sensualidade dos animais. Aqueles que comem carne mantêm em seu corpo essa ligação invisível com o mundo animal.
Eles ficariam horrorizados se pudessem ver a cor de suas auras. Por fim, quem tira a vida de um animal está assumindo uma responsabilidade muito pesada; é uma violação do mandamento: "Não matarás".
Omraam Mikhaël Aïvanhov
Venha nos conhecer
Para conhecer e passar uns dias em retiro espiritual, entre em contato conosco: fraternidadebrancauniversal@gmail.com.